Para dominar bem o uso do FFMPEG é preciso antes deixar claro alguns pontos que a maioria das pessoas fazem confusão. Um dos principais é a diferença entre wrapper e codec. É muito comum uma pessoa falar "preciso de um vídeo em formato AVI" e depois ficar confuso pelo vídeo não funcionar no player ou dispositivo utilizado. Vamos a explicação:
Um vídeo e um áudio carregam quantidades enormes de informação digital. Para fazerem parte do nosso dia a dia precisam ser comprimidos. Os processos e técnicas utilizadas para atingir esse objetivo determinam o codec usado. Codec = codificação. Aí entram o h264, DivX, MP3, Windows Media...
Já AVI, tal como FLV, MKV e muitos outros que geralmente emprestam o nome ao conhecimento popular são "wrappers", ou seja, o que a própria tradução diz: Empacotadores. Eles unem vários streams (fluxos) de áudio e vídeo, em diferentes codecs, em um arquivo baixável, um streaming, uma transmissão de TV digital ou TV a cabo, entre outros.
Fazendo uma analogia com o mundo analógico (rá!) o wrapper seria a diagramação do livro, a quantidade de palavras por página, a existência ou não de notas no rodapé das páginas, etc... e o codec a língua em que o livro está escrito.
Portanto, voltando ao exemplo inicial, dizer que um arquivo é AVI não indica muita coisa além da forma que ele é organizado entre stream de áudio e vídeo. É preciso saber os codecs que serão usados dependendo quais são suportados pelo dispositivo-alvo. DivX? h264? Indeo? DV? Tudo depende do objetivo buscado.
Conceito esclarecido? Então até o próximo post, onde baseado nesses conceitos vamos ver como é passar um vídeo Flash FLV baixado do YouTube ser tranformado em MP4 sem perda de qualidade numa recompressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário